Setor Palotina

Menu

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia


COORDENAÇÃO  | PROFESSORES  | GRADE CURRICULAR  | PPC | EDITAL MIGRAÇÃO | Planejamento estratégico do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia 2017


 site ufpr sba

Símbolo EBB


BIOTECNOLOGIA

Historicamente a biotecnologia tem duas vertentes para o seu surgimento, uma baseada na química verde com o emprego de processos menos agressivos ao meio ambiente, e outra nos estudos genômicos incluindo as técnicas de DNA recombinante.

A palavra biotecnologia é composta por três termos de origem grega: BIO – que quer dizer vida; TECNOS – que designa a utilização prática da ciência, e LOGOS – que significa conhecimento.

Tecnicamente, e conforme descrito no Decreto n° 6.041/2007, o qual institui a política de desenvolvimento da biotecnologia no Brasil, o termo biotecnologia representa um conjunto de tecnologias que “utilizam sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados para a produção ou modificação de produtos e processos para uso específico”, bem como para gerar novos serviços de alto impacto em diversos segmentos industriais.

A biotecnologia é alicerçada em três áreas do conhecimento, nas ciências da engenharia, nas ciências da biologia e na química, envolve o conhecimento científico e tecnológico destas áreas tais como: biologia molecular e celular, genética, bioquímica, enzimologia, fisiologia, microbiologia, imunologia, cinética e cálculo de biorreatores, processos downstream, biorrefinarias, biocombustíveis, informática, etc. que vem se demonstrando essencial ao desenvolvimento de áreas setoriais como: saúde humana, agropecuária, industrial e ambiental.

Tem como ferramentas a enzimologia; a biotransformação; a bioprodução; os estudos genéticos e metabólicos (genômica, transcriptômica, proteômica e matabolômica); a bioinformática, os biocombustíveis, e a biotecnologia ambiental, conforme Perfis Profissionais do Futuro: Biotecnologia da FIEP.

A Biotecnologia faz parte das tecnologias do futuro NBIC, juntamente com a Nanotecnologia , a Informática e as Cogno tecnologias.


O Curso

A estrutura do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR Setor Palotina assegura ao formando a aquisição dos conhecimentos e competências para analisar, conceituar e implementar técnicas e processos no âmbito da área de conhecimento da Engenharia Biotecnológica. Do ponto de vista científico-tecnológico, as matérias abordadas conferem uma sólida e adequada formação relativa a processos químicos e biológicos. Considera-se que as disciplinas lecionadas no foro da microbiologia e da genética fornecem os conhecimentos adequados para a compreensão e caracterização do funcionamento de microrganismos, quer ao nível biomolecular, quer ao nível celular.

O Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia tem a finalidade de proporcionar condições para que o aluno desenvolva competências e habilidades referentes ao perfil profissional desejado, atendendo assim aos objetivos propostos.

A matriz curricular oferece conteúdos de formação básica, profissionalizante e específica que se integram mediante processo educativo fundamentado na articulação entre teoria e prática. Além destas, também temos as atividades complementares obrigatórias e flexíveis, as quais permitem ao aluno direcionar sua formação e consequentemente sua área de atuação. Atendendo desta maneira a Resolução n° 11/2002 do CNE/CES, a qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Engenharia.

Conteúdos curriculares científicos culturais a serem cumpridos para obtenção do título de bacharel em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia:

Disciplinas do núcleo básico 1.026 h
Disciplinas do núcleo profissionalizante 612 h
Disciplinas do núcleo específico 1.296 h
Atividades complementares obrigatórias Optativas 162 h
TCC 36 h
Estágio obrigatório 360 h
Atividades complementares flexíveis Atividades formativas 126 h
Total 3.618 h

Atuação profissional:

Diante do fato de que as biociências estarão entre as áreas que mais vão atrair investimentos profissionais ao longo deste século, a biotecnologia merece especial destaque devido ao seu caráter inovador e pela elevada potencialidade de gerar novos produtos para o progresso da agricultura, da geração de energia e da saúde humana e animal.

O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia forma profissionais para atuarem no desenvolvimento e melhoria de processos e produtos biotecnológicos, assim como em projetos e construção de equipamentos, máquinas e indústrias de biotecnologia. O engenheiro de bioprocessos e biotecnologista tem um perfil altamente inovador, empreendedor e técnico, sendo indispensável para indústrias e laboratórios de pesquisa que utilizem a biotecnologia como ferramenta.

Podendo atuar nas áreas:

– Saúde: vacinas; hemoderivados; biomateriais; kits diagnósticos; genômica, proteômica, nanobiotecnologia, neurociência, etc.

– Agropecuária: tecnologias para detecção de pragas e doenças; vacinas, fármacos, kits diagnóstico; probióticos; bioprocessos; introdução de genes em variedades comerciais de plantas e animais; tecnologias biológicas para reprodução animal e vegetal; biofábricas moleculares de compostos de alto valor agregado; fitoquímica, genômica, proteômica, bioinformática, etc.

– Industrial: biocombustíveis; enzimas industriais e especiais; biopolímeros; inoculantes para fixação de N2; processos fermentativos para produção de alimentos e bioprodutos, etc.

– Ambiental: biorremediação, tratamento de resíduos agroindustriais, etc.

– etc.


Quadro:

Duração do curso: 5 anos
Turno: noturno
Vagas: 65
Local: Setor Palotina – Rua Pioneiro, 2153. Bairro Jardim Dallas – Palotina – PR. cep 85950-000
Contato: luisfernando@ufpr.br


 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: campuspalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: campuspalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR