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Secretaria Acadêmica de Graduação

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A Secretaria Acadêmica de Graduação (SACG) foi instituída  juntamente com  a criação do Setor Palotina.

Neste espaço o aluno terá acesso ao link de resoluções, calendário acadêmico e formulários de solicitações referentes à sua vida acadêmica.  Atualmente trabalham na SACG quatro servidores permanentes do quadro institucional e uma servidora terceirizada, atendendo das 07:00h as 20:00h ininterruptamente.

Equipe de trabalho: Elias Naor Schlosser, Isaac Cirqueira Lopes, Ivani de Souza Brito Amaral, Ricardo Modanhese e Vanessa Gleica Cantú Gris.


HORÁRIOS DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 POR CURSO:

AGRONOMIA 2017.2

VETERINÁRIA 2017.2

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2017.2

CIÊNCIAS EXATAS 2017.2

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO – 2017.2

ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E TEC EM BIOTECNOLOGIA 2017.2

ENGENHARIA DE AQUICULTURA 2017.2

ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS 2017.2

TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS_2017.2


Calendário Acadêmico 2017

Resolṳ̣o 37/97 Рrege toda a vida acad̻mica


COLAÇÕES DE GRAU

Normas e regras para solenidade de colação de grau

Solicitação de colação de grau

 


Formulários diversos: Preencher e protocolar na Secretaria Acadêmica

 

Serviço/Formulário Quando solicitar Normas
Adiantamento de Conhecimento Conforme Calendário Acadêmico. Apresentar documentos comprobatórios ou fazer solicitação circunstanciada que indique o domínio de conhecimento.
Ajuste de Matrícula Conforme Calendário Acadêmico. Preencher requerimento na Secretaria.
Alteração Cadastral A qualquer tempo Secretaria recebe a solicitação e envia para o Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (Curitiba) corrigir.
Aproveitamento de Conhecimento Conforme Calendário Acadêmico. Ter reprovado por nota, mas com frequência igual ou superior a 75% (apresentar Histórico Escolar); Não haver solicitado o exame para a(s) disciplina(s) anteriormente e solicitar no máximo 2 exames por período (semestre).
Cancelamento de Matrículas em Disciplinas Conforme Calendário Acadêmico. Não tiver solicitado cancelamento de matrícula na(s) disciplina(s), ou apresentar autorização doColegiado; Apresentar comprovante de matrícula e autorização do Coordenador do Curso para cursar abaixo da carga horária semanal mínima.
Cancelamento de Registro A qualquer tempo O aluno entrega a Carteira do Estudante e não pode estar em situação de inadimplência com o Sistema de Bibliotecas. Secretaria recebe a solicitação e envia para o Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (Curitiba).
Declaração de Matrícula A qualquer tempo Secretaria emite no ato da solicitação, desde que não haja sobrecarga de trabalho no momento.
Destrancamento de Curso Conforme Calendário Acadêmico.  É necessário que o aluno disponha de tempo hábil para integralização de seu currículo por ocasião do retorno.
Dispensa de Frequência Não há abono de faltas. O coordenador do curso, de comum acordo com o(s) professor(es) ministrante(s) da(s) disciplina(s) cursada(s) pelo aluno, poderão dispensar esporadicamente das aulas regulares o aluno participante das atividades dispostas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE. O aluno que participar das atividades descritas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE deve preencher requerimento e, encerrado o evento, de imediato apresentar documento comprobatório de sua participação no mesmo.
Equivalência de Disciplina Até 10 dias após o ingresso na UFPR. Apresentar Histórico Escolar ou Certificado originais e Programas das disciplinas cursadas na instituição de origem com autenticação.
Exercícios Domiciliares No prazo de 5 dias úteis contados do início do impedimento. Apresentar atestado emitido por profissional da área de saúde que comprove enquadramento ao Decreto-Lei nº 1044/69 (portadores de afecções) ou à Lei nº 6202/75 (alunas em estado de gravidez).
Matrícula em Disciplina Eletiva Conforme Calendário Acadêmico. Haver vaga na turma; Não ser disciplina do seu curso; não lhe faltar pré-requisito ou co-requisito; Não exceder 8 horas diárias e/ou 40 semanais.
Matrícula em Disciplina Isolada Conforme Calendário Acadêmico. Não ser aluno da UFPR;Apresentar cópias do RG, CPF e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Superior.
Mudança de Habilitação Anterior ao período para o qual entrará em vigor o cadastramento Aos colegiados dos cursos que possuem mais de uma (01) habilitação, para cujo ingresso não haja discriminação de vagas no processo de seleção e admissão (concurso vestibular), será facultado aceitar para o conjunto dos alunos do curso, mudança de uma para outra habilitação.
A mudança de habilitação do aluno, requerida diretamente à coordenação do curso, uma vez deferida pelo respectivo colegiado, deverá ser formalmente comunicada pela coordenação ao NAA, para fins de registro no sistema de controle acadêmico, até o último dia útil do primeiro mês letivo do período para o qual entrará em vigor o cadastramento.
Registro Acadêmico Conforme editais de processo seletivo ou SISU. Conforme editais de processo seletivo ou SISU.
Requerimento Externo Conforme o assunto do requerimento. Conforme o assunto do requerimento.
Requerimento Geral Conforme o assunto do requerimento. Conforme o assunto do requerimento.
Segunda Chamada Imprimir o requerimento e protocolar na Secretaria dos Departamentos – Bloco Didático I. Até 5 dias úteis a partir da data da realização da avaliação. O direito é assegurado ao aluno que comprovar um dos impedimentos descritos no § 1º do art. 106 da Resolução nº 37/97-CEPE.
Termo de Opção Na implementação de novo Currículo de Curso. Formalização pelos alunos da escolha entre currículos do seu curso.
Trancamento de Curso Conforme Calendário Acadêmico. O aluno não pode estar em situação de inadimplência com o Sistema de Bibliotecas e deve possuir aprovação em pelo menos uma (1) disciplina do currículo do seu curso efetivamente cursada na UFPR. Caso contrário, por motivo relevante, caberá ao Colegiado do Curso julgar o
mérito da solicitação, devidamente justificada e documentada.
Validação de Atividades Formativas Anexar comprovantes de realização das atividades. A comissão analisará se a carga horária das Atividades Formativas está em consonância com as diretrizes curriculares do curso.

 

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