Setor Palotina

Menu

Curso de Medicina Veterinária – Setor Palotina

Med Vet

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL 2 (ERE.2) – *NOVO

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL 1 (ERE.1)

Grade Horária Medicina Veterinária 1º SEMESTRE DE 2020 – Obs.: Ensalamento consta na página inicial do Setor (atualizado em 11/03/2020)

CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2020 

MANUAL DO ESTUDANTE

CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Docentes do Curso de Medicina Veterinária  (atualizado em novembro 2019)

Coordenação do Curso de Medicina Veterinária 

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da UFPR-Palotina

Novo Projeto Pedagógico – Início no 2º Semestre de 2017

Matriz Curricular do Curso de Medicina Veterinária – Setor Palotina

Estágios não-obrigatórios e  Estágios Obrigatórios – Procedimentos 

Atividades Formativas 

Colegiado de Medicina Veterinária

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA (POA)

Hospital Veterinário (HV)

Planejamento Estratégico do Curso no Interstício 2020-2023

 

MEDICINA VETERINÁRIA UFPR – SETOR PALOTINA

CLASSIFICADA COMO 9º MELHOR CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO BRASIL

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina foi criado em 1992 e a primeira turma iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1993.

Durante os primeiros anos o curso era vinculado ao de Curitiba, e com exceção de cinco professores que residiam aqui em Palotina, os demais deslocavam-se da cidade de Curitiba. Foram anos de muita luta para que o curso não fosse fechado, com total apoio da comunidade Palotinense, em especial da Associação Amigos do Campus Palotina.

Vinte e cinco anos se passaram, o curso é totalmente independente do curso de Medicina Veterinária de Curitiba, possui um corpo docente qualificado, infraestrutura que atende às demandas de aulas teóricas, práticas, projetos de pesquisa e extensão. Nesse período já se formaram mais de 950 alunos em 25 turmas .

Atualmente o curso é conceito 4 (valores que variam de 1 a 5) pelo ENADE/MEC (2016) e classificado como 9o. Melhor curso de Medicina Veterinária do Brasil, segundo Ranking Universitário Folha (2016).

Essa classificação é reflexo da dedicação de docentes, técnicos administrativos, técnicos de laboratório, discentes e apoio da direção do Setor e demais órgãos superiores.

Parabéns a todos que contribuíram e têm contribuído para que a Medicina Veterinária – UFPR – Setor Palotina seja uma das melhores do Brasil!


CARACTERÍSTICAS

Dura̤̣o: 5 anos Turno: Integral Vagas: 80 vagas Р40 no primeiro e 40 no segundo semestre*

O curso de Medicina Veterinária é ministrado integralmente no Setor Palotina. Ao optar por essa carreira o candidato no momento da inscrição no Concurso Vestibular, define em qual campus pretende estudar, uma vez que a UFPR oferece o curso também em Curitiba. O objetivo do curso de Medicina Veterinária é formar profissionais capacitados para atuar nas áreas de clínica médica e cirúrgica dos animais domésticos e selvagens, produção e sanidade animal, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, saúde pública, preservação do meio ambiente, entre outras. Como complemento das aulas teóricas o aluno recebe as aulas práticas no hospital veterinário e nos vários laboratórios do Setor, além de poder realizar estágios em zoológicos, em cooperativas, em fazendas de exploração pecuária, em clínicas particulares de pequenos animais, haras, etc. Anualmente o curso recebe 80 novos alunos. A duração do curso, cujas aulas são ministradas nos períodos da manhã e tarde, é de cinco anos. * Em 2009, os novos alunos ingressaram dentro de um novo modelo de projeto pedagógico, cujas disciplinas foram somente semestrais, sendo o vestibular com 2 entradas, uma no primeiro semestre (40 alunos) e outra no segundo (40 vagas). Além disso, o processo de Reforma Curricular trouxe transformações substanciais à formação do médico veterinário.


MERCADO DE TRABALHO

As áreas de atuação do Médico Veterinário são muito variadas. Além de atuar como profissional liberal, praticando a clínica e a cirurgia de animais, o profissional dessa área pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, desenvolvendo atividades de fiscalização objetivando a preservação da saúde pública e animal; de produção, nutrição e melhoramento genético animal; de preservação ambiental; de planejamento, administração e economia rurais; de extensão rural e de pesquisa tanto nas áreas de saúde animal como nas de produção animal e inspeção de produtos de origem animal. As fontes empregadoras do Médico Veterinário são as clínicas e hospitais veterinários, zoológicos e parques, assim como laboratórios de medicamentos e vacinas, empresas públicas e privadas de assistência técnica e de pesquisa, cooperativas de produtos animais e fazendas particulares.

MAIORES INFORMAÇÕES:

Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)


PORTARIAS DE CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS:

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR