Setor Palotina

Menu

Agronomia

Agronomia

“Uma Nova Agronomia para uma Nova Agricultura”

   A inserção de novas técnicas e tecnologias na Agricultura passou de diferencial de mercado para necessidade real e concreta, não apenas pela busca de qualidade e produtividade, mas também pelo claro objetivo de desenvolver o setor agrícola, utilizando-se do uso racional dos recursos naturais.

   É a partir desta nova Agricultura que a UFPR-Setor Palotina apresenta seu curso de Agronomia lotado no Departamento de Ciências Agronômicas. O objetivo é formar profissionais com capacidade para atuar desde os processos relacionados à produção agrícola até a gestão do agronegócio, com eficiência social, econômica, técnica e cultural, visando atender às demandas de mercado bem como as necessidades eminentes da sociedade por segurança alimentar com conservação ambiental.

   A grade curricular do curso de Agronomia da UFPR-Setor Palotina prevê além das disciplinas do módulo básico, que envolvem conteúdos nas áreas biológicas, exatas e humanas, também disciplinas específicas que envolvem as grandes áreas de solos, mecanização agrícola, nutrição de plantas, fitossanidade, produção vegetal, horticultura, melhoramento vegetal, entre outros. Destaca-se que as disciplinas do curso são ministradas em sua maioria de forma teórica e prática, para tanto contam com a disponibilidade de diversos laboratórios, bem como, áreas demonstrativas nas quais é possível observar e aplicar o conhecimento obtido em sala de aula. Para a conclusão do curso é necessário a realização de Estágio Curricular Obrigatório (324 horas), bem como, a apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) o que possibilita ao acadêmico o contato direto com a realidade de profissional antes de sair para o mercado de trabalho.

O curso de Agronomia da UFPR-Setor Palotina está inserido na região Oeste do Paraná, uma importante região agrícola, e é exatamente por esta marcante característica , que o curso promove aos seus acadêmicos acesso à atual realidade agrícola paranaense, desde a grande produção de commodities agrícolas para exportação, à produção familiar de frutas e hortaliças, além do contato com agroindústrias e cooperativas de grande relevância em nível nacional. As atividades extraclasse são ofertadas por meio de Projetos de extensão e Projetos de pesquisa coordenados pelos docentes do curso, nos quais os alunos podem participar e consequentemente ter um contato direto com agricultores e demais profissionais da área.

   O desafio do corpo docente é capacitar o aluno para que se torne um profissional com habilidades para produzir mais e melhor, com competência para gerenciar e gerar tecnologias que reduzam os impactos negativos ao meio ambiente e a sociedade. O objetivo maior do Curso de Agronomia da UFPR-Setor Palotina, é garantir a formação de um profissional comprometido com às futuras gerações, com capacidade para fomentar um meio rural não só justo socialmente, como econômico e politicamente sustentável.

Mercado de trabalho:
  • Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
  • Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
  • Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
  • Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
  • Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
Características
  • Duração: 5 anos
  • Turno: integral
  • Carga Horária: 4.152 horas
  • Vagas: 80
    – 40 para o primeiro semestre
    – 40 para o segundo semestre
  • E-mail: roberto.portz@ufpr.br
  • Local: Setor Palotina – Rua Pioneiro, 2153 – Bloco Didático 5
Outras Informações (clique para acessar):

 

 

 

 

 

 

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: campuspalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: campuspalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR