Engenharia de Energia

Menu

O Curso

marca_eng_energia-01

Para acompanhar novidades, siga a coordenação do curso através do Facebook e Instagram.

Perfil do curso:

O curso de Engenharia de Energia da UFPR – Setor Palotina tem forte característica transversal nas subáreas de conhecimento que abrangem o tema Energia abordadas por Engenharias como: Elétrica, Mecânica e Química. Este perfil se justifica principalmente pela grande amplitude do conceito de energia e as diferentes formas pelas quais ela se manifesta na natureza.

O profissional Engenheiro de Energia se tornou extremamente necessário devido a três fatores principais:

  • A sociedade atual clama por uma maior e melhor utilização de recursos energéticos locais e renováveis inexplorados a nível regional, impactando de modo direto e positivo na redução de problemas técnicos e financeiros de natureza logística envolvendo o transporte de energia a grandes distâncias em suas mais variadas formas, contribuindo assim para um maior desenvolvimento socioeconômico sustentável;
  • Surge a necessidade da formação de indivíduos que compreendam a cadeia completa de conversões de diferentes formas de energia, de modo a fechar as lacunas abertas pela segmentação com que geralmente o tema é abordado. Esta abordagem diferenciada permite que o egresso desenvolva uma visão abrangente e integrada dos sistemas de energia;
  • A forte preocupação em conter o crescimento de emissões de gases de efeito estufa originados nas atividades industriais passa obrigatoriamente pelo repensar mais eficiente na exploração de recursos não-renováveis e pela transição da matriz energética mundial dependente de petróleo, carvão e derivados para uma matriz renovável, porém técnica e economicamente estável e segura. Este desafio demanda profissionais que tenham sólida base de formação interdisciplinar para que se debrucem em pesquisa, desenvolvimento e inovação focada aos recursos renováveis.

Observando as demandas da região em que se encontra inserido, o curso de Engenharia de Energia da UFPR – Setor Palotina apresenta seu foco principal voltado aos Biocombustíveis Sólidos, Líquidos e Gasosos. Porém, atento para as demandas nacionais e internacionais relacionadas ao tema, o curso abrange várias disciplinas específicas que abordam outras importantes formas de exploração de recursos energéticos renováveis, como por exemplo: Energia Hidráulica, Energia Eólica, Energia Solar Térmica, Energia Solar Fotovoltaica e Tecnologia do Hidrogênio.

Pretende-se ainda que o egresso possa trabalhar com conexão de fontes de energia junto à rede elétrica, tratando de modo especial o novo conceito de geração distribuída de energia elétrica. Além disso, o uso final da energia também é tema abordado pelo curso, sendo discutidas formas de uso eficiente e conservação de energia.

Quadro:

Titulação: Engenheiro de Energia

Duração do curso: 5 anos

Turno: matutino

Vagas: 60 anuais

Local de oferta: Rua Pioneiro, 2153, Palotina/PR

Perfil do egresso:

Tem-se como objetivo formar profissionais aptos a compreender, planejar, desenvolver, projetar e operar novas tecnologias, métodos e sistemas relacionados aos sistemas de energia de acordo com as necessidades do mercado e da sociedade. Para tal, o curso pretende formar bacharéis em engenheira munidos de forte formação básica em engenharia e de um sólido currículo profissionalizante.


 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Engenharia de Energia
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: campuspalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Engenharia de Energia
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: campuspalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Engenharia de Energia

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR